sexta-feira, 10 de agosto de 2012


                          O preço de uma lição





    O livro “O preço de uma lição” é um romance que aborda a vida de um jovem paulistano (cujo seu nome não é citado na obra), que conta sua história desde a infância com seus amigos: Manuela, Paulinho e Claudia, até sua juventude. Em forma de diário ele descreve acontecimentos marcantes que ocorreram ao longo dos anos, e principalmente suas ilusões de amor.     

    Além de nunca ter acreditado em um verdadeiro romance, ele sempre se dava mal em seus possíveis relacionamentos, porém  certo dia acaba conhecendo uma garota chamada Juliana, ela  acaba mudando seu modo de pensar e agir. E com toda sua brandura, dedicação e simpatia Juliana encanta seu coração e ele acaba percebendo  que tudo aquilo que pensava sobre o amor era um engano, e ele lhe faz um pedido de namoro.

      No momento tudo foi como ele sonhava, mas depois tudo se complica quando Juliana muda para Curitiba.Foi triste,mas sua perseverança foi além dos seus próprios medos.

      Ele já não tinha mais esperança de vê-la, era algo impossível, até que começa a trabalhar  a situação acaba piorando, nada dava certo, sempre se lamentava como Juliana foi capaz de o abandona-lo, com todas suas magoas ele a culpava. Mas dentro de si sabia que o amor era mais forte que tudo e toma a decisão de mudar-se para Curitiba e lá arranja um emprego, tudo para ficar mais perto de Juliana.

      Certo dia ele encontra-se com seus velhos amigos e tem a ideia de escrever um livro que, portanto seria este, pede ajuda de todos e conta tudo que ele passou com a menina que mais amou , rastreia o endereço da garota e pede para seu amigo entregar a ela este livro, e o garoto leva junto com alguns presentes.

     Ai que esta o grande mistério, será que Juliana voltará com ele ? Qual será a reação dela ao ler este livro? É tudo uma questão de tempo.

     Esta história se encaixa dentro do público jovem ,a grande resposta  de que os garotos são sim capazes de amar. É uma obra que vale muito apena ler, pois faz analisarmos a maneira que os meninos pensam, e podemos ter a plena convicção de nunca desistir daquilo que sempre desejamos




Ananda Elisa           nº 4     2ºC         :)

segunda-feira, 6 de agosto de 2012

A última música

   O livro a última música , é um romance que conta a história de uma jovem muito talentosa mas que guarda maguas de seu pai por ele ter deixar sua familia após separação de seus pais.
  Rony como é chamada é obrigada a ir passar as férias de verão na casa de seu pai,ela e seu irmão não sabem, mas seu pai está muito doente.Rony com o passar dos dias conheçe Blazy e seu namorado Marcos ,Marcos é um ladrão que rouba toda a cidade e Blazy cegamente apaixonada por ele deixou sua casa onde morava com mãe para viver com Marcos.
   Marcos " dá em cima" de Rony , Blazy percebe e fica brava com isto , logo no outro dia Will um jovem rico da cidade esbarra em Rony e fica encantado por sua beleza diferente ,mas ela fica inrritada por ele ter a sujado toda.
Will não consegue tirar rony de sua cabeça,quando encontra ela em uma lanchonete e conversa com ela , e percebe que ela é muito mais doce e sensivel do que a aparência de rebelde que ela demonstra ter.
   Rony passar a ficar mais tempo com Will apartir do momento que ele vai cuidar dos ovos de tartaruga que estão enterrados em seu quintal, com o passar do tempo Rony e Will se apaixonam e acabam passando todo o verão juntos , e ela começa a voltar e mostrar quem ela realmente é , uma jovem doce,adoravel, apaixonada pela música e que ama sua familia mais que tudo.
   Mas no final do ferão os planos mudam , seu pai acaba piorando e ela descobre que seu pai poderá morrer em pouco tempo ,então ela decide compesar todo o tempo perdido , Rony toda piano novamente depois de anos para terminar de compor a última música de seu pai.

   Eu gostei muito deste livro ,porque mostra como as coisas podem mudar em um picar de olhos , e se não dermos valor para o que temos agora , só saberemos quanto significa para nós quando a perdemos.


- Amanda Silva                   Nº:03               2ºC



domingo, 5 de agosto de 2012

Meu Primeiro Beijo

                       


  

    No livro Meu Primeiro Beijo, o gênero literário abordado é o romantismo onde Claro é uma menina de aparência não atraente e que espera anciosamente pelo seu ''primeiro beijo''. Odeia sair com sua mãe na rua pois se acha muito feia ao ser comparada com ela. Alem dessa disputa do quesito beleza, Clara enfrenta um serio problema quando é obrigada a usar óculos, e começa a se comparar muito com o pai que tem um enorme nariz.
    Mesmo com todos esses 'problemas' a menina não tira da cabeça que seu primeiro beijo será lindo e magico como foi o da mãe dela. Com isso acaba se enrolando em diversas confusões e insiste na ideia de estar apaixonado pelo ex namorado de sua mãe.
    Com o desenrolar da história Clara ve que seu grande amor, é um menino de sua mesma idade que estuda na mesma sala .. e é com ele seu primeiro beijo .
     É um livro super interessante que tem como o publico alvo leitores de qualquer idade, que ensina que é preciso olharmos ao espelhos, nos vermos e nos aceitarmos do jeitinho que somos .. e sermos felizes assim !


 Andressa Pereira     n°: 06         2ºC

.

quarta-feira, 1 de agosto de 2012


                             MARLEY & EU 



    O livro “Marley e eu” conta uma historia verdadeira e comovente,  faz com que a pessoa que esteja lendo de risadas, mas ao mesmo tempo chore. John Grogan e sua mulher é um recém casal de jornalista, que adoram  cães. Pelo aúncio de um jornal eles descobriram uma criadora de labradores, tinha varios cães, mas apenas um se sobresaiu  pelo seu jeitinho valente e tambem estava em liquidação por ser o mais "arteiro" !  

   Apos a chegada do cão, John Grogan e sua mulher, resolveram chama-lo de "Marley" em homenagem ao cantor "bob marley". Marley aos poucos foi se tornando cada vez mais importante na vida da familia, ele presenciou a primeira gravidez do casal e as varias vezes em que john mudou de emprego ...etc...Marley foi crescendo e envelhecendo como um membro da família, desde o começo o casal sabia que ele não era um cão normal, ele dificilmente obedecia aos treinamentos, morria de medo de trovoes, e se fosse deixado sozinho em casa distruia tudo, apos varias e varias idas ao veterinario, o cão se mostrava um bicho meio que "problematico" , mais ao mesmo tempo um cão inigualavel e amavel.  
   Ao correr da historia Marley destruiu muitas e muitas coisas, sem contar que ele comeu a corrente que o john avia dado para sua esposa ..   Claro que nossos bichos de estimação morrem muito mais cedo do que nós ! .. Com o marley não foi diferente, após enfrentar problemas causados por sua idade, ele infelizmente morre !   Marley ganhou um tumulo no jardin da casa do casal, todos ficaram muito abalados, como Marley era considerado um membro da familia essa parte do livro foi muito triste.  
   Durante a história, john diz a seguinte frase "Para um cão, você não precisa de carrões, grandes casas ou roupas de marca. Símbolos de status não significavam nada para ele. Um graveto já está ótimo. Um cachorro não se importa se você é rico ou pobre, inteligente ou idiota, esperto ou burro. Um cão não julga os outros por sua cor, credo ou classe, mas por quem são por dentro. Dê seu coração a ele, e ele lhe dara o dele. É realmente muito simples, mas, mesmo assim, nós humanos, tão mais sábios e sofisticados, sempre tivemos problemas para descobrir o que realmente importa ou não. De quantas pessoas você pode falar isso? Quantas pessoas fazem você se sentir raro, puro e especial? Quantas pessoas fazem você se sentir extraordinário?" . Recomendo este livro, pois marca bastante o leitor. 
       -
 Alan Junior              nº01        2ºC

terça-feira, 31 de julho de 2012



        

Percy Jackson e o Mar de Monstros - Rick Riordan





Ano:
2006

Gênero:
 Fantasia, Mitologia Grega

  Resenha:

    Percy Jackson busca o Velocino de Ouro que poderá restaurar os poder do limite do Acampamento Meio-Sangue.
    Percy descobre que envenenaram a árvore de Thalia, e ela era o que matem o Acampamento “Meio-Sangue protegido”. Ele vai atrás do Velocino de Ouro, o qual poderá restaurar os poderes de limite do acampamento. No meio dessa busca, ele descobre que seu amigo Grover esta preso, se fingindo de noiva, para um Ciclope, e depois ele descobre que Tyson é um Ciclope, e que o pai dele era o “pai” de Tyson.
    No meio desta busca, ele enfrenta varias situações de perigo em que ele e Annabeth batalham para sobreviver e buscar o Velocino.
    Depois de enfrentarem os perigos Percy Jackson consegue o Velocino e resgatar seu amigo Grover, e no final, Thalia, que estava presa na árvore, sai dela e surpreende a todos.

     Para quem gosta de Mitologia Grega, é um ÓTIMO livro, para quem não gosta lêem, aposto que iram gostar e amar Mitologia Grega, pois é um gênero que envolve historia e ação.
  O livro é muito bom, tem de tudo, desde ação, emoção, romance e ação de novo. O Rick Riordan é um autor que esta trazendo por conta dos livros, de volta a mitologia grega no ramo de filme e livros, fazendo com que os fãs de mitologia, lêem cada vez mais seus livros. 
                                                                                                     
                                                   Vinícius Ciciliato Nunes              2ºC

                                  A mulher  V

Este livro é dedicado a mulheres, pois fala como uma mulher simples pode se tornar uma mulher V. Mas o que é a mulher V? A mulher  V uma dama uma pessoa que se valoriza, valoriza seu caráter, sua dignidade, e o principal sabe valorizar seu corpo. Este livro é praticamente um guia de como se tornar uma Mulher de verdade, admirada pelas outras e pelos homens.Assim como é citado no livro ,há muito tempo as mulheres eram respeitadas e honradas e a reputação de um homem dependia de seu casamento com uma donzela.
Este livro ensina muitas mulher, jovens e adolescentes, ensina a uma mulher casada como valorizar o seu casamento, ter uma harmonia com marido e filhos, ensina uma adolescente a se respeitar a dar valor a seu corpo, seu caráter e ser matura.
No livro conta pequenas histórias de mulheres virtuosas da Bíblia, como por exemplo Rute, Ester, Lia, mulheres que não se deixavam vencer pelo cansaço ou preconceitos da época, mulheres simples algumas pecadoras mas guerreiras que foram tão importantes para serem registradas na bíblia. Uma frase no livro que gostei muito foi essa. “ Uma mulher pode pagar os melhores cirurgiões do mundo para ter seu corpo esculpido, mas ela não pode pagar para mudar se caráter”.
O livro é escrito com certeza por uma mulher muito virtuosa e respeitada, quem escreveu o livro foi a autora Cristiane Cardoso ela é mulher de pastor e se casou com apenas 16 anos, é casada ja à 20 anos e tem um filho adolescente.
Recomendo o livro para mulher, jovens e adolescentes queiram ser uma mulher virtuosa uma mulher que se respeite e seja matura. Quem ler o livro e colocar em pratica o que ele diz com certeza essa mulher vai ser admirada por todos as sua volta!.

Tamires Gomes               Nº38          2ºC

Frases de Mulher  V

“Você simplesmente não pode ser sabia sem que tenha temor a Deus”

“A maturidade lhe faz pensar nas consequências de  suas ações”

“As mulheres tendem a esquecer o que realmente as tornam admiráveis”

“Deus vai ao encontro daquela que vai ao encontro dEle. Elas não precisam ser perfeitas, apenas ter iniciativas”.

“Todo mundo passa por momentos difíceis na vida, tudo mundo si decepciona de vez em quando, mas nem todo mundo tem a força necessária  para ir em frente...”

domingo, 22 de julho de 2012


                Uma armadilha para Ifigênia - Évelyne Brisou Pellen
    
   O livro “Uma armadilha para Ifigênia” é de gênero romântico com tragédia, narrador personagem. Fala sobre Ifigênia filha mais velha de Agamêmnon e Clitemnestra, conta a historia em uma época que ainda existiam guerras e sacrifícios para os Deuses.
   Ifigênia recebia noticias da guerra em que seu pai estava, pela obrigação de defender a honra de Menelau em busca da esposa, que foi raptada por troianos, e pelo desejo de se apossar das riquezas de tróia.
    Agamêmnon manda uma carta, dizendo que sua filha deve partir para Áulis (onde a frota parou por falta de vento) com urgência, pois pretende casá-la com um belo homem. Portanto Ifigênia, Clitemnestra e seu irmão Orestes partem para Áulis. Chegando lá, Ifigênia viu Aquiles e seu coração disparava por ele ser tão bonito, por alguns instantes pediu aos Deuses que ele fosse o escolhido para ser seu marido. Mas através dos comportamentos estranhos do pai, descobre que o verdadeiro plano de Agamêmnon não era este de casar a filha, a pobre jovem estava lá para ser sacrificada pela Deusa Ártemis. Agamêmnon esta completamente dividido entre o amor de pai e o bem comum.
   Ao decorrer da historia conseguimos desvendar o mistério. Vale muito à pena ler este livro e conhecer um pouco sobre o universo da mitologia grega. 
   Existem muitas historias sobre o sacrifício de Ifigênia, até hoje não se sabe a verdadeira, todas são contadas de varias formas diferentes.

- Dayane Izumi Saito            Nº 10         2ºC




                                                          ~~   ~~   ~~   ~~  ~~  ~~

Foi assim que em Áulis, os melhores chefes gregos, elites de corajosos sujaram vergonhosamente o altar da virginal Ártemis com o sangue de Ifigênia [...] quando a jovem viu o triste pai em pé diante do altar, e junto dele os sacerdotes que escondiam a faca, e os cidadãos aos prantos a contemplá-la, então, emudecendo de horror, vergou os joelhos e deixou-se cair por terra. E, nesse momento, para a infeliz, de nada valia ter sido a primeira a dar ao rei nome de pai. Foi levantada pelas mãos dos homens e arrastada ao altar, tremendo muito, para morrer criminosamente virgem, triste vitima sacrificada pelo pai a fim de garantir a frota uma largada feliz. A religião pode induzir a tão grandes males”.

[ Trecho adaptado da tradução de Agostinho da Silva para “Da natureza” in: Epicuro, Lucrécio, Cícero,Sêneca, Marco Aurélio ( Coleção Os pensadores). 2. Ed, São Paulo: Abril Cultural, 1980, p. 32. ] 

segunda-feira, 18 de junho de 2012



                                                     Os Vingadores




    O Gênero do filme é mais ligado ao lado heroico em relação aos heróis quererem salvar o mundo, a ficção cientifica também fala muito alto no filme. O filme começa quando um inimigo aparece e ameaçando a segurança do mundo, então o diretor da SHIELD (uma agencia internacional da paz) procura uma equipe capaz de derrotar o inimigo. Pelo fato do inimigo ser muito forte e perigoso o diretor percebeu que não há outra maneira, a não ser reunir o Incrível Hulk, Homem de Ferro, Gavião Arqueiro, Capitão América, Thor e Viúva Negra para defender o planeta das ameaças intergalácticas.
    Um filme de humor e ação muito bem estruturado, com ótimo elenco. Um filme que vale a pena ser assistido por pessoas de qualquer idade, e supera qualquer tipo de critica.
    A historia se passa em uma época mais avançada aparentemente a trama se passa em Nova York, a amostra da geração futura na qual existem muita ficção cientifica onde vemos super heróis, aeronaves, monstros intergaláctico etc...

   Os vingadores é um tipo de filme que nos força a usar nossa imaginação por ser um filme de fantasia, ele conta com o Capitão America que foi congelado por 70 anos, um homem calmo e serio que pensa nas obrigações e não em brincadeiras, Thor um semideus de outro planeta, que tentar fazer de tudo para seu irmão deixar de ser vilão o Lock, Hulk um Professor que é muito inseguro com seus sentimentos de raiva, Homem de ferro, um gênio, playboy, riquinho que tem sua armadura de ferro, uma espiã Russa, com grandes habilidade, Gavião Arqueiro Um herói sem poderes sobre-humanos porém com habilidade acima da capacidade de qualquer  um.
     É ótimo ver o filme que relembre um pouco a nossa infância, pois esses heróis fizeram parte dela. O grupo pode tirar de proveito, que é um filme onde o heroísmo exalta o filme inteiro e que eles buscavam a paz pela humanidade.






Em busca da paz ...


sexta-feira, 15 de junho de 2012


                                              Lucíola


O livro Lucíola é de gênero romântico narrado em primeira pessoa, cujo o narrador é também personagem, conta uma historia de amor que se passa no Rio de Janeiro no ano de 1855 em meio a corte da época. O romance fala sobre um rapaz de 25 anos Paulo um homem do interior simples, e com muitos sentimentos verdadeiros, que chega ao Rio para visitar a corte, em seu primeiro dia si encontra com seu amigo Sá, que o leva para a festa da Glória , durante a festa  Paulo avista uma senhora muito elegante, Lucia uma cortesam de luxo, uma mulher com sentimento de culpa, caprichosa e excêntrica, e pergunta à seu amigo quem era a tal moça, Sá responde dizendo que não é uma moça e sim uma mulher, Paulo logo percebeu que Lucía era uma prostituta.
Mesmo sabendo que Lucia era uma mulher não mais pura não ligou e continuou encanto por ela, Lucia passa a gostar de Paulo e resolve si entregar totalmente a ele com todo o amor que ela tinha guardado somente e ele, Larga sua vida pecadora para viver com Paulo para que ele possa purificar sua alma, ela conta sua historia comovente. Lucia foi morar com sua irmã junto a Paulo, um tempo depois Lucia engravidou de Paulo mas estava muito doente, ela pede então que Paulo cuide de sua irmã, Lucia acaba morrendo e Paulo perde a única mulher que ele realmente amou.
Este livro retrata bem a mulher na sociedade naquela época onde a personagem principal não era uma simples dama, mas sim uma prostituta, mesmo assim ela vive um amor verdadeiro com Paulo. Lucíola é um ótimo livro para representar a mulher, pois naquela época as mulheres não eram valorizadas na sociedade, e neste livro mostra mais importância da mulher mesmo ela sendo uma prostituta, mostra o amor que é maior que o preconceito.
O livro também abrange sobre o heroísmo, tanto da parte de Lucia quanto a parte de Paulo, Lucia desde nova teve que si prostituir para ajudar sua família que estava muito doente, isso já foi um ato heroico fazer de tudo para ajudar quem ela ama. E Paulo por não ligar para nenhum preconceito que faziam a seu respeito por amar uma prostituta.




                    Outono em Nova York




O gênero literário do filme é o romance e drama ,é passado no ano de 2000  durante a estação do outono!
O filme “ Outono em Nova York “ conta a história de um casal , Charllote uma garota jovem e bela de 25 anos e o seu par Will de 48 anos. Will Keane  um homem maduro , que não leva nenhum relacionamento a sério com garotas  apesar de não durar muito tempo, ele apenas fica e descarta .Apos conhecer  Charllote ele muda totalmente seu agir e se apaixona. Vira um homem romântico e descobre o que é o amor. Charlotte, que acredita no amor, e se apaixona por Will ,mesmo com sua grave doença, não tinha medo de falecer pois ela tem uma doença chamada Neoroblastoma e devido à  isto só lhe restam mais 1 ano de vida .
No decorrer do relacionamento Will não consegue lidar muito bem com este problema de sua companheira e acaba sendo infiel , traindo Charllote. Apesar de tudo Will ainda à ama ,portanto ele pede mais uma nova chance para sua amada , e ela aceita.
Sem que ela saiba de nada , Will vai atrás de um médico que possa salvar a vida de sua amada . Charllote acaba descobrindo tudo e fica aborrecida, mas, contudo aceita fazer a cirurgia por amor a Will, mas ela não resiste e vem a falecer. 
Este drama nós  ensina que o amor e a paz estão sempre ligados um com o outro , e que apesar dos tropeços e erros que cometemos
sempre há uma nova chance quando temos a paz , e acima de tudo o amor em nossos corações.
“Outono em Nova York “ é  um longa metragem interessante, que vale a pena ser assistido, pois também podemos levar como uma lição de vida. Percebemos que o filme parece estar no presente, pois  as vestimentas, os lugares , a linguagem ,as ruas, automóveis são como de hoje em dia .
O final do filme poderia ser mais interessante se Charllote superasse a doença, porque nada melhor do que a superação para um amor impossível. Concluímos que o romantismo do filme é muito forte, ele se trata sobre um casal que se apaixona, e no final ocorre uma tragédia, poucos filmes americanos têm essa tipologia de filme, a maioria dos filmes são felizes no começo, triste no meio e feliz no final.




domingo, 1 de abril de 2012


Sociedade dos Poetas Mortos



   É abordado no filme " A sociedade dos poetas mortos" o genero lírico , que é uma categoria de composição Literaria, que pode ser dividido em três grupos: narrativo ou épico, lírico e dramático. Neste filme, foi usado a divisão classica da dramaturgia , fala sobre sentimentos, vontades, medos e desejos de jovens sonhadores .
   O filme conta a história de jovens estudantes, que vive numa sociedade onde a diferença não é bem vista, e a vontade e os desejos próprios são vistos como um desrespeito aos seus superiores e aos seus pais.Porém, tudo isso muda com a chegada de um novo professor de literatura . Esse professor da aulas dinâmicas, ele faz com o que seus alunos se intereçam e mostrem quem realmente eles são , fazem eles desenvolverem suas ideias , seus pensamentos e suas emoções expostos em versos e poesias.
   Este filme é uma grande inspirração poética que abragem um novo mundo, o mundo da poesia para jovens que viviam em uma sociedade regrada onde a vontade própria era praticamente banida por seus lideres.Este é um ótimo filme para os jovens que ainda não se encontraram e para os jovens que tem medo de ser quem são.
   Os personagens principais são : Toddy, Neil , Know , Charle , Pitts , Richard e Steven. Eles tem algo em comum, todos são precionados por seus pais a serem o que eles não querem ser, e sim o que seus pais anseiam que eles sejam e assim recuam o seu querer e guardam suas próprias vontades e desejos para si mesmo. O professor Keating entrou na escola para revolucionar os métodos de ensino , com suas aulas super dinamicas e interessantes.
   Foi uma época onde respeito aos superiores eram tudo, e eles não tinham liberdade de expressão. Seus sentimentos eram guardados, pois não podiam serem demonstrados.
   Um filme que fala sobre a importancia da poesia na nossa vida,mostrando como sentimentos pode ser uma motivação para o conhecimento. Sociedade dos poetas mortos , pode ser uma lição de vida para aqueles que conseguirem interpreta-los com sabedoria.
  Exite diversas maneiras para encontrar a paz, no filme deixa bem claro isso. O meio que os alunos encontraram, foi se expressar atravez de poesias. E o lema deles eram "Carpe Diem" , que signfica '' Aproveite o Dia '' .

sexta-feira, 30 de março de 2012

'' Não importa o que dizem, palavras e gestos podem mudar o mundo ''  Sociedade dos Poetas Mortos .

quarta-feira, 21 de março de 2012

Em busca da paz

Nós vivemos em um mundo que caminha progressivamente numa degradação espiritual e moral. No âmbito espiritual vemos o mundo se degenerando quando observamos o homem virar as costas, fugir e tentar encontrar a paz fora da presença de Deus.